Nesta breve lista de livros católicos recomendados, proponho indicações ou sugestões de leitura, de acordo com a minha experiência e entendimento, do que seriam os melhores livros para se começar, progredir e aprofundar no conhecimento de Deus e na prática da fé católica.
Por sua própria dignidade, a Bíblia ou Sagrada Escritura é o livro mais importante e, por assim dizer, em si mesma é a biblioteca sagrada de todo o católico. Depois dela, é de suma utilidade ter um bom catecismo, para obter uma instrução religiosa adequada. Em seguida, para que não haja um descompasso entre o que se crê e o que se vive, um devocionário será indispensável para ajudar na santificação do cristão. E como entre as devoções católicas, a mais preciosa e edificante é a que nos ensina a ser como o próprio Cristo, um lugar muito especial ocupa a devoção mariana, que nos ensina a ser filhos de Maria, como o próprio Jesus o foi. Portanto, buscaremos também um livro que nos ensine a amar a Maria. Como veremos nessas obras, o amor a Maria consiste mais em sua imitação do que outra coisa, donde convirá muito ter conosco uma obra que nos ajude a meditar sobre os mistérios de nossa fé, como fez a Santíssima Virgem, que todas essas coisas meditava e trazia em seu coração.
Assim, hoje, apresentarei estas cinco categorias de livros: Bíblia, Catecismo, Devocionário, Devoção Mariana e Meditação, dentro dos três níveis de estudo mencionados logo no princípio, sendo o primeiro para os que começam, o segundo para os que progridem e o terceiro para os que se adiantam mais e aprofundam nessas matérias.
1. BÍBLIA CATÓLICA
A melhor Bíblia para o católico, de uma forma geral, não é a mais erudita, mas antes a mais edificante e aprovada pela Igreja. Neste sentido não resta dúvida que as edições feitas a partir da Vulgata de São Jerônimo devem ser preferidas às outras, pois esta foi declarada como autêntica pelo Concílio de Trento e todas as versões tradicionais e consagradas da Bíblia em vernáculo se inspiram nela. Desta forma, nossas indicações são as seguintes:
Nível 1. Bíblia Sagrada traduzida da Vulgata Sisto-Clementina pelo Padre Matos Soares. Primeiras edições pela Editora Paulinas e muito recentemente republicada pela Editora do site Obras Católicas.
Nível 2. BÍBLIA SAGRADA CONTENDO O VELHO E O NOVO TESTAMENTO REEDIÇÃO DA VERSÃO DO PADRE ANTÔNIO PEREIRA DE FIGUEIREDO. Trazendo comentários e anotações segundo os consagrados trabalhos de Glaire, Knabenbauer, Lesêtre, Lestrade, Poels, Vigouroux, Bossuet, etc., organizados pelo PADRE SANTOS FARINHA Acrescida de dois volumes contendo introduções atualizadas e estudos modernos elaborados por professores de Exegese do Brasil Sob a supervisão do PADRE ANTÔNIO CHARBEL, S. D. B. ILUSTRAÇÕES DE GUSTAVO DORÉ EDIÇÃO APROVADA PELO EMINENTÍSSIMO SENHOR DOM CARLOS CARMELO DE VASCONCELLOS MOTTA DD. Cardeal Arcebispo de São Paulo.
Nível 3. A própria Vulgata de São Jerônimo, na versão revista e aprovada sob os papas Sisto V e Clemente VIII.
2. CATECISMO
Nível 1. Esta parte necessariamente tem que ser dividida em duas, pois uma coisa é o que convém a uma criança entender como essencial, outra coisa é o que cumpre a um adulto. De modo que há um catecismo mais adequado para a instrução das criancinhas e outro mais indicado para os mais velhos.
Para crianças, indico o Pequeno catecismo ilustrado da Doutrina Cristã, disponível no site da Livraria Santa Cruz.
Para adultos, porém, faço duas recomendações.
Primeiramente, o Catecismo de São Pio X, da Editora Permanência, por ser uma síntese mais contemporânea da doutrina cristã, que esteve em voga até pouco antes do Concílio Vaticano II.
Já fiz um estudo comparado, onde mostrei que, na verdade, existem dois catecismos de São Pio X e que a diferença entre eles é mais do que simplesmente o tamanho. O catecismo dito menor é mais exato e autorizado que o maior, contudo este último é de fato mais conhecido e detalhado que aquele, sendo mais apropriado para adultos. Portanto, não obstante algumas imprecisões, o Catecismo Maior de São Pio X continua uma referência utilíssima aos que se aproximam do catolicismo de sempre e merece constar na biblioteca do católico.
Além deste, o Catecismo de São Roberto Belarmino, publicado por ordem do Papa Clemente VIII sob o título de Doutrina Cristã, é uma exposição brilhante e riquíssima da doutrina católica, que ajudará a dissipar muitas dúvidas que podem ocorrer ao estudante.
Nível 2. Há aqui uma infinidade de catecismos explicados e cursos de instrução religiosa (como os de Gaume, Cauly, Guillois, Spirago etc.), limitar-me-ei a um título recentemente publicado pela Editora do Obras Católicas. Trata-se da Explicação do Catecismo da Doutrina Cristã de São Pio X pelo Padre José Perardi, S. J. https://obrascatolicas.com/editorarealeza/produto/explicacao-do-catecismo-de-sao-pio-x-perardi/
Nível 3. Por fim, o catecismo de todos estes catecismos, é conhecido como o Catecismo Romano ou Catecismo do Concílio de Trento, e é a referência definitiva nessa matéria. A edição que conheço e recomenda é da Castela Editorial.
3. DEVOCIONÁRIO
Nível 1. Nesta matéria, o bom começo consiste em saber de memória as orações essenciais, e por isso minha primeira recomendação é o Orações do Cristão da Paulus, por reunir as orações quotidianas e mais comuns em latim e português.
Nível 2. Um manual de devoção e exercícios de piedade mais completo e amplamente usado nos meios católicos é o Adoremus, republicado recentemente pela editora Domus Aurea.
Nível 3. Melhor que as belas e consagradas orações privadas que a Igreja autorizou e recomenda, somente as orações que esta mesma profere publicamente. Por isso, penso que não errarei em indicar o Missal Quotidiano de Dom Beda, contendo todas as orações do Santo Sacrifício da Missa, como a referência mais avançada e aprimorada de devocionário.
Aí citei o Missal de Dom Beda, por ser o mais fácil de encontrar, mas também são bons e equivalentes os missas de Dom Gaspar Lefebvre e Dom Crisóstomo d’Aguiar.
4. DEVOÇÃO MARIANA
Nível 1. Recomendo de coração e com certeza, o Tratado da Verdadeira Devoção da Santíssima Virgem de São Luís Maria Grignion de Montfort, bem como todas as outras obras do mesmo autor. A edição que prefiro por bons motivos é a da Editora Vozes.
Nível 2. As Glórias de Maria de Santo Afonso Maria de Ligório da Editora Santuário.
Nível 3. As Instruções Marianas do Pe. Gabriel Maria Roschini, O. S. M. (2ª edição).
5. MEDITAÇÃO
Existe uma grande variedade de livros de meditação e mesmo de escolas de vida espiritual. Aqui citarei apenas livros muito conhecidos e reconhecidos nos meios católicos e, dentre eles, aqueles que me parecem mais fáceis e práticos para o leitor católico se servir em suas meditações.
Nível 1. Imitação de Cristo de Tomás de Kempis. Filoteia ou Introdução à Vida Devota de São Francisco de Sales. O Combate Espiritual do Padre Lourenço Scupoli. E, para retiros, nada melhor que os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.
Nível 2. As Meditações para Todos os Dias do Ano de Santo Afonso de Ligório, publicada em volume único pela Editora Magnificat, assim como os merecidamente célebres Exercícios de Perfeição e Virtudes Cristãs do Padre Afonso Rodrigues, obra publicada, em três volumes, pela Editora Quadrante.
Nível 3. O completíssimo Ano Cristão do Padre Jean Croiset S.J., recentemente publicado pela Caritatem.