Você é carismático ou católico?

VOCÊ É CARISMÁTICO OU CATÓLICO?

Renovação Carismática

DEZ ARGUMENTOS CATÓLICOS CONTRA A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

 

Atualizado a 16 set 2017
Revisto a 26 out 2018

Você é carismático ou católico? [PDF]

Aqui estão reunidos e resumidos dez argumentos contra as doutrinas e práticas da Renovação Carismática. Eles seguem de perto o artigo de Padre Raymond Taouk sobre o mesmo assunto. Todo carismático de boa fé deve lê-lo a fim de tomar consciência dos sérios problemas desse movimento.

I. O FALSO ECUMENISMO

“Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos.” (Mt 7, 18)

Em primeiro lugar, o movimento carismático se funda no erro do falso ecumenismo. Como a história conta, o movimento começou com católicos buscando graças espirituais em um culto protestante. Ora, buscar santificação nas seitas protestantes é equivalente a buscar liberdade na cadeia, ou seja, trata-se de um empreendimento sem qualquer esperança de sucesso. E aqui não se trata de preconceito, mas apenas da aplicação do princípio de que não se pode dar aquilo que não se tem.

O Catecismo ensina que uma das notas que pertence a Igreja, e somente a ela, é a santidade. A Igreja é santa, ela é vivificada pelo Espírito Santo, a sua doutrina e disciplina são santas. Nela o cristão tem tudo o que precisa para se santificar, por isso muitos de seus membros são realmente santos (cf. Catecismo da Doutrina Cristã, n. 109).

Uma seita, seja ela qual for, passa a existir quando um grupo de pessoas resolvem negar ou relativizar essa verdade da Fé. Eles já não estão dispostos a manter que a Igreja Católica é a única santa, a única vivificada pelo Espírito Santo. Se o católico mantém a sua fé na Igreja, ele não vai buscar a santidade fora dela, pois não há – assim a Fé Católica o ensina e a experiência o comprova. Por outro lado, se ele não vê mal algum em buscar graças espirituais fora da Igreja, então ele já concordou com aqueles que dizem que a santidade não é uma propriedade exclusiva da Igreja e assim ele já abandonou a Fé Católica nesse mesmo ato. Esse foi o caminho tomado pelo movimento carismático desde suas origens, seus membros são o que são graças ao pecado do falso ecumenismo.

II. OS SINAIS DE POSSESSÃO DEMONÍACA

Infelizmente o falso ecumenismo não é um erro exclusivo dos carismáticos, de modo que todos que aceitam o Vaticano II estão dispostos a manter que existem verdadeiros “elementos de santificação” fora da Igreja. Enquanto o católico pode e deve negar essa afirmação por que a Igreja sempre ensinou o contrário, e a verdade não pode contradizer a si mesma, ainda assim é possível confirmar a verdade da Fé com o auxílio da razão e da experiência. Os argumentos seguintes explicam por que as práticas e doutrinas dos carismáticos de fato não são santas. Comecemos pelas práticas.

A primeira coisa a ser notada é que os carismas de que eles tanto falam não são sinais certos da presença do Espírito Santo, mas são, em vez, fortes indícios de possessão demoníaca.

“De acordo com o Ritual Romano, outros sinais de possessão incluem ‘a habilidade de falar com certa familiaridade em uma língua estranha ou entendê-la quando falada por outro; a faculdade de adivinhar o futuro e eventos ocultos; e a exibição de poderes que estão além da idade e condição natural do sujeito'”.

(Joseph Ecanem, Ph.D., Demonic Possession, p. 23).

Qualquer um que já tenha ido a um Grupo de Oração da Renovação Carismática sabe muito bem que são exatamente esses “sinais de possessão” que eles usam para atestar a presença do Espírito. Não se pode de todo negar que seja um espírito, mas será que é o Santo?

III. A ORDEM E A DECÊNCIA

Como visto acima, a posse mesma dos carismas já é um problema. Mas o problema com as práticas carismáticas vai muito além. O comportamento deles por si só revela a falta de santidade do movimento. De maneira geral, uma prática que conduz a desobediência deve ser evitada, mesmo que ela seja boa em si mesma. Por exemplo, comer carne é um ato bom em si mesmo, mas fazê-lo em dia de abstinência é pecado; não porque comer carne seja mau em si mesmo, mas simplesmente por causa da desobediência ao preceito. Enquanto a Igreja Católica sempre ensinou o princípio da ordem e da submissão, os carismáticos preferem o caminho inverso. Embora a maior parte de seus líderes tenham conhecimento da Sagrada Escritura, eles se fazem surdos ao expresso mandato de São Paulo: “faça-se tudo com decência, e com ordem.” (1 Cor 14, 40).

A bagunça e extravagância é uma nota inconfundível de qualquer reunião carismática digna do nome. Quem conviveu, sabe muito bem disso. Não é o mau carismático que ignora a ordem e a decência, mas é o carismático tal e qual. “As mulheres estejam caladas nas igrejas, por que não lhes é permitido falar, mas devem estar sujeitas, como também o ordena a lei.” (1 Cor 14, 34), eis outro preceito simplesmente ignorado por eles em suas reuniões.

IV. CURA FÍSICA

Os carismáticos põem enorme ênfase sobre a “cura física” e dizem ao povo que Deus não quer ninguém doente, encorajando as pessoas a pedirem cura e milagres o tempo todo, tudo daquele jeitinho bem barulhento, com imposição de mãos, musica alta e assim por diante. Eles não possuem um sólido fundamento para pensar desse modo, pois na Igreja de Deus sempre se ensinou que sofrer tais privações com resignação é coisa edificante e meritória. Eis o belíssimo exemplo de São Paulo:

“E para que a grandeza das revelações me não ensoberbecesse, permitiu Deus que eu sentisse na minha carne um estímulo, que é o anjo de Satanás, para me esbofetear. Por cuja causa roguei ao Senhor três vezes que ele se apartasse de mim. E então me disse: Basta-te a minha graça, porque a virtude se aperfeiçoa na enfermidade. Portanto de boa vontade me gloriarei nas minhas enfermidades, para que habite em mim a virtude de Cristo. Pelo que sinto complacência nas minhas enfermidades, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por Cristo; porque quando estou enfermo, então estou forte.”

(2 Coríntios 12, 7-10)

V. O ENGRANDECIMENTO DO ESPÍRITO SANTO

A Renovação Carismática se gaba de ter chamado a atenção para o Espírito Santo, aquele que era o “Deus desconhecido” da Igreja pré-Vaticano II. Muito bem, mas e se eu lhe contar que o Espírito Santo não chama a atenção para si, mas para o mistério de Cristo? “Quando vier porém aquele Espírito de verdade, ele vos ensinará todas as verdades, porque ele não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á as coisas que estão para vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16, 13).

VI. O FALSO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo planta na alma os seus sete dons e a as virtudes infusas a fim de glorificar a Cristo. O carismático não entende essas coisas e, pior ainda, toma a sua “experiência mística” como certeza da graça recebida. Em outras palavras, ele eleva uma provável possessão demoníaca ou, na melhor das hipóteses, uma mera intensificação de suas emoções, ao grau de Sacramento.

De fato, o Catecismo ensina que somente os Sacramentos são sinais sensíveis que garantem o recebimento da graça (cf. Catecismo da Doutrina Cristã, n. 268). Ora, o que um carismático poderá negar na teoria, ele não será capaz de fazer na prática. O sucesso deste movimento consiste basicamente no fato de que as pessoas realmente identificam suas experiências ou emoções com a certeza da graça recebida.

VII. ORGULHO E ENGANO

Tal identificação da experiência com a graça não é livre de consequências para a vida espiritual dessas pessoas. Os grandes mestres espirituais sempre alertaram sobre o grande perigo que se corre ao se buscar tais manifestações.

“Os êxtases, as visões e as revelações não são de jeito nenhum um argumento inconteste da permanência ou assistência de Deus em uma alma. Quantos se viram que foram enganados com esses tipos de visões? Embora tenham sido a causa de conversão ou mesmo de salvação de algumas almas, é um estratagema do espírito maligno que fica contente em perder um pouco para ganhar muito.”

(São Vicente Ferrer, Tratado da Vida Espiritual, II Parte, cap. VIII in: GAUDRON, Mathias. Catecismo Católico da Crise na Igreja. Rio de Janeiro: Permanência, 2011, p. 202.)

São João da Cruz, o grande Doutor Místico da Igreja, partilha da mesma opinião:

“Assim, o demônio fica muito contente de que uma alma deseja revelações ou que a veja inclinada a isso. Porque tem então uma ocasião fácil de lhe sugerir seus erros e de a desviar da Fé tanto quanto puder. Pois [como eu disse] a alma que deseja essas revelações se coloca em uma disposição muito contrária à Fé e atrai para si muitas tentações e muitos perigos.”

(São João da Cruz, A Subida do Carmelo, livro II, cap. 11 in: ibidem.)

VIII. MENOSPREZO PELAS VERDADEIRAS FONTES DA GRAÇA

A Renovação Carismática procura a “abundância” ou o “derramamento” do Espírito Santo. Mas onde está, com certeza, a graça do Espírito Santo? Nos Sacramentos. Logo, a santificação se torna mais frutuosa quando o fiel recebe esses mesmos Sacramentos com as devidas disposições.

Dentre os Sacramentos, a Igreja sempre afirmou que o mais poderoso derramamento da graça divina acontece quando o Santo Sacrifício da Missa é oferecido. Eis aí o manancial da graça que eles deveriam procurar, eis aí a oração oficial da Santa Igreja, na qual Cristo Mesmo intercede por nós continuamente (Heb 7, 25).

A Igreja também ensina que o derramamento das graças espirituais não se limita somente aos Sacramentos, mas também se pode obter pelos Sacramentais (água benta, escapulário, bençãos) e pelas devoções aprovadas e vivamente encorajadas pela Igreja – de modo particular a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e à Santíssima Virgem Maria.

A propósito, os carismáticos do Brasil são notáveis pela promoção que fazem da falsa devoção à Divina Misericórdia. Essa devoção é a grande responsável pelo abandono das duas devoções mencionadas acima. Eles prestam culto a um Jesus falso, sem chagas, que esconde o seu Sacratíssimo Coração; eles recitam preces bem curtinhas para esse falso Jesus usando as dezenas que os católicos usam para recitar o Santo Rosário.

Canção Nova Misericórdia

IX. NÃO HÁ SEGUNDO PENTECOSTES

Os mais prudentes falam em renovação de Pentecostes, os mais ousados em Segundo Pentecostes, tanto um como outro ignoram o que foi o primeiro Pentecostes. O primeiro e último Pentecostes foi estabelecido com o propósito de cumprir a promessa feita por Nosso Senhor de enviar o Espírito Santo (Jo 15, 26) confirmando aos olhos de todos a origem divina da Igreja, que foi estabelecida de uma vez por todas para a redenção do gênero humano. Uma “segunda experiência” de Pentecostes não é de todo necessária.

De modo muito concreto, a presença do Espírito se manifestou na primeira pregação pública dos Apóstolos, onde pessoas de diferentes lugares foram capazes de compreender o discurso dos Apóstolos em sua própria língua (cf. At 2, 4). Em nenhum lugar nos Atos dos Apóstolos se alude ao estranho fenômeno de pessoas falando em línguas incompreensíveis e, portanto, inúteis aos ouvintes (1Cor 14, 11); tampouco se encontra qualquer alusão à agitação incontrolável, desmaios repentinos e outras coisas mirabolantes que só se podem encontrar nas ditas renovações de Pentecostes dos carismáticos.

Assim é porque os Apóstolos eram bons católicos, viviam segundo a modéstia cristã, procediam com ordem e decência, sabendo que Deus se manifesta na brisa do silêncio (3 Rs 19, 12). Além do mais, os carismas que possuíam não foram empregados para o “avivamento” de si próprios, mas para o estabelecimento da Igreja, isto é, para convencer as pessoas de que a Igreja Católica procedia de Deus. Santo Agostinho e São Gregório explicavam que tais maravilhas não eram mais necessárias em seu tempo, porque a Igreja já falava a língua de todas as nações e não havia mais qualquer motivo plausível para desconfiar de sua origem divina. Muito mais razão temos nós para dizê-lo hoje.

X. AS IRMÃS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Abaixo segue uma pequena lista com as heresias-irmãs da Renovação Carismática e um breve comparativo entre elas e a dita cuja. Os erros dessas heresias já foram previamente condenados pela Igreja.

  • Nova Era, um movimento sincrético que usa a experiência pessoal de seus membros como fator de unificação: a Nova Era não possui dogmas, só “carismas”. Eles são, naturalmente, adeptos da doutrina carismática do “batismo no Espírito”. Insistimos novamente, qual espírito?
  • Messalianismo, uma heresia que teve origem na Mesopotâmia em 360 A.D. Segundo eles, os Sacramentos não comunicavam a graça. O único poder espiritual é a oração que leva a posse do Espírito Santo. Com um pequeno esforço de imaginação podemos vê-los, ao som de guitarra e tamborim, cantando “Eu tomo posse da graça de Deus” com as mãos para o alto, entre palminhas e gritarias, tal qual acontece nas reuniões carismáticas.
  • Montanismo, heresia segundo a qual o Espírito Santo teria suplantado a Revelação de Cristo. Agora ele estaria completando-a mediante “um novo derramamento do Espírito Santo”. O seu fundador, Montano também possuía o “dom de línguas”. Algo familiar?
  • Protestantismo, uma heresia que teve início com Martinho Lutero em 1517. Ela nega a existência de uma Igreja hierárquica visível, mas sustenta que existe uma sociedade invisível, a “Igreja espiritual dos crentes”. Ela também sustenta que é dado a cada crente a inspiração profética para interpretar a Palavra de Deus infalivelmente. O movimento pentecostal, que deu origem a Renovação Carismática, é um dos muitos frutos podres nascidos dessa árvore.
  • Jansenismo, uma heresia do século XVI que tentou incorporar os erros do protestantismo dentro da Fé Católica. Eles confundiram a graça com o sentimento de consolação, afirmando que só aqueles que são totalmente espirituais podem se salvar. Essa doutrina lhes permitia viver longe dos Sacramentos, entregando-se totalmente a “graça de Deus”. Novamente aqui os Sacramentos, a principal fonte da graça santificante, são trocados pelos sentimentos.

Fica assim comprovado que o Renovação Carismática é má em si mesma. As doutrinas e práticas carismáticas são errôneas e nocivas ao bem comum. A Igreja, cuja missão é dar testemunho da verdade, não pode aceitar esse movimento em seu seio.

12 comentários em “Você é carismático ou católico?

  1. Parabéns pelo artigo, e quero dizer que comungo dos mesmos pensamentos, a RCC é um Câncer que se ‘infiltrou’ no seio da Igreja Católica Apostólica Romana. Os adeptos da ‘RCC’ se dizem respeitar a Tradição, o Magistério, a Sagrada Escritura, a Autoridade do Papa, criticam (e muito) a chamada TL (Teologia da Libertação), mas no fundo não passam de um outro ‘câncer’, como se diz o ditado popular: “é o sujo falando do mal lavado…”. Acredito que a Igreja de Cristo não precisa de ‘rótulos’, portanto, eu sou TOTALMENTE CONTRA a ‘RCC’ e a ‘TL’, eu vivo os preceitos da Sã Doutrina da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Não me iludo, o que eles estão utilizando como uma ‘modinha’ há muito tempo já fazem parte da nossa Tradição (o Tratado de São Luiz Montfort, o Santo Rosário, o Ofício de Nossa Senhora, a Consagração a Maria Santíssima, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a utilização de Escapulários, Crucifixos e outros Sacramentais…), enfim, tudo isso é de Procedência Católica, e infelizmente vejo os ‘carismáticos’, cada vez mais, se apropriando das riquezas da Sã Doutrina Católica para a auto-promoção da ‘RCC’ (seja através da Internet ou de emissoras ‘carismáticas’ como a Canção Nova e a Século XXI…) e com isso, tentar ‘comover’ os não adeptos da ‘RCC’. Para ser franco, já visitei um ‘Grupo de Oração’ e participei de algumas ‘Missas’ e ‘Encontros de Cura e Libertação’, entretanto, com o passar do tempo, e principalmente, guiado sob a LUZ do VERDADEIRO ESPÍRITO SANTO, hoje vejo que não podemos misturar as coisas: a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA NÃO PODE permitir ‘práticas e ritualismos PROTESTANTES’… Eles, os adeptos da ‘RCC’, estão comemorando os 50 anos da criação e propagação deste movimento mundo afora, mas nunca podemos esquecer de que, participamos de uma IGREJA BIMILENAR, e quando os ‘RCC’s’ surgiram, a SÃ DOUTRINA CATÓLICA já estava TOTALMENTE DIFUNDIDA E ENRAIZADA à 1.950 anos… Sejamos CATÓLICOS e IMITADORES DO CRISTO, vamos assumir a nossa FÉ, que recebemos dos SANTOS APÓSTOLOS, e permanecermos Fiéis a esta SÃ DOUTRINA e ao VERDADEIRO ESPÍRITO SANTO que caminha e governa (a muitos séculos) o “CORPO MÍSTICO DE CRISTO”, que é a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Amém!!!

    Atenciosamente,
    Gessi de Oliveira Júnior (Administrador do Blog THMR).

    Curtido por 2 pessoas

    1. Olá Gessi, muito obrigado por sua mensagem.

      Eu gostaria de chamar a sua atenção para o seguinte:se a RCC é um câncer, por que motivo ela é aceita? O fato é que a RCC possui o aval dos papas pós-Vaticano II. Eles gostam da RCC, porque ela tem a ver com o falso ecumenismo, uma doutrina que tenta igualar a religião católica às falsas religiões.

      Eu entendo que não seria possível a Papas e Bispos católicos aceitar um câncer e não fazer absolutamente nada para removê-lo do seio da Igreja. Entendo que é ainda mais absurdo crer que eles possam encorajar o crescimento desse tipo de coisa. Penso que aqueles que assim o fazem – a totalidade dos padres, bispos e papas que aceitam o falso ecumenismo – já não professam a fé católica e por esse motivo não podem ser contados como católicos.

      Felizmente ainda existem sacerdotes católicos que conservaram a Tradição da Igreja, eles são parte do movimento tradicional que atualmente é a Igreja Católica de sempre.

      Há muita coisa a ser dita sobre as reformas e mudanças doutrinárias feitas durante e depois do Concílio Vaticano II, aqui no site o senhor encontrará alguma coisa. Há muito mais em livros, vídeos e sites pela internet. Eu sugiro a leitura do “Catecismo Católico da Crise na Igreja”.

      Rezemos sempre o Santo Rosário.
      Fique com Deus!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Amém… Obrigado pelo esclarecimento, Sr. Raphael Moreira… Mais do que nunca precisamos conhecer e acreditar na força da VERDADEIRA E SÃ DOUTRINA DA IGREJA que é UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA… Parabéns pela iniciativa de disseminar sobre as riquezas doutrinárias, tradicionais, catequéticas e exegéticas de nossa Fé Católica… Fique com Deus!!!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Ola eu nao estou de acordo. Há grupos carismáticos católicos conetados com a nova era ou novas seitas e ocultismo. Mas eu estou num grupo carismático católico que condena toda essas seitas e nova era e nos ensina a sermos Santos e todas as leis de acordo com a nossa religião católica. Lemos a Bíblia e até damos cursos da Bíblia e do catecismo da religião católica para que ninguém nos engane em cairmos na nova era e outras falsas doutrinas. Sempre pedem a Deus que nos de o dom de descirnemento para sabermos o que vem de Deus e o que não vem. Muito nos adverte destes perigos até há padres católicos conetados com a nova era. No nosso grupo louvamos a Deus e invocamos o Espírito Santo e agradecemos e lemos a Bíblia. Fiquem com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Inês, muito obrigado pelo seu comentário.

      Eu insisto que existe algo de errado no fato de católicos aderirem a um movimento que nasceu fora da Igreja. É verdade que muitos grupos carismáticos se opõem a maior parte dos erros protestantes, mas também é verdade que eles aceitam muitos deles. De fato, eles somente existem como movimento organizado por causa de sua adesão a um movimento protestante, o tal do movimento neopentecostal. Esse movimento não católico possui todos os defeitos que mencionei acima, todos eles estão presentes em maior ou menor grau em todos os grupos carismáticos.

      Se o seu grupo é diferente, então creio que vocês são menos carismáticos do que pensam e talvez já sejam ou estejam em vias de se tornar simplesmente católicos apostólicos romanos.

      Você escreveu de forma bem tranquila e eu agradeço de novo por sua mensagem. Peço também que reze pela gente e procure recitar o Rosário diariamente.

      Além da Bíblia, eu sugiro o estudo do Catecismo de São Pio X.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Bom dia, sr(a). Inês Vieira… Salve Rainha!!!

    O meu nome é Gessi de Oliveira Júnior, pertenço a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Distrito de Perpétuo Socorro, município de Belo Oriente/MG.

    Mencionei a paróquia que faço parte pelo fato de que, o meu pároco está totalmente ligado ao Movimento da RCC.

    Vou expor a minha opinião de forma mais sincera e respeitosa possível, bom, em primeiro lugar, quero dizer que concordo com a opinião do Sr. Raphael Moreira, porque o grande problema dos grupos da Renovação Carismática é que este movimento surgiu dentro da Ala Pentecostal do Protestantismo, inclusive terminei um estudo recentemente que fiz sobre a história das religiões e posso lhe garantir que o Pentecostalismo surgiu nos EUA no início do século XX dentro de algumas igrejas protestantes, e devido ao êxtase, culto com apelo emocional, a chamada glossolalia, exorcismo durante os cultos (chamado também de seção de descarrego), enfim, toda esta forma de expressão religiosa trouxe discordâncias entre as Igrejas Protestantes dos EUA, e portanto, novamente houve uma nova série de divisões no Protestantismo, ou seja, os Pentecostais se separaram dos Protestantes históricos (Luteranos, Presbiterianos, Anglicanos ou Episcopais, Metodistas, Batistas…) e formaram outras tantas igrejas, tanto nos EUA, como em outros países, de modo especial o Brasil (Assembléia de Deus, Deus é Amor, Congregação Cristã do Brasil…). O curioso é que dentro do Pentecostalismo, houve ainda uma nova divisão: o Neopentecostalismo, chamado também de Grupos Carismáticos, surgidos na segunda metade do século XX, onde podemos destacar aqui no Brasil, as Igrejas Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça, Igreja Mundial, Bola de Neve Church e assim por diante… Em síntese, o germe do Protestantismo é a divisão, a contestação, a competição… Então, porque nós, Cristão Católicos, temos que aderir a movimentos que nasceram dentro das igrejas que professam doutrinas totalmente contrárias ao Catolicismo? Veja, nossa Igreja é tão perfeita, maravilhosa, santa, que não acho certo utilizar movimentos sincréticos protestantes dentro do corpo místico de Cristo, que é a Igreja Católica, e digo mais, acredito que temos tantas riquezas nascidas nestes 2.000 mil anos (20 séculos de história), nós temos os 07 sacramentos, dentre eles o próprio Corpo e Sangue de Cristo, nós temos a Assistência contínua e verdadeira do Espírito Santo, temos o rosário, ofícios, ladainhas, novenas, sacramentais, santas devoções a Nossa Senhora, aos Santos e Anjos, enfim, para que misturar com ideias protestantes? Devemos lutar pela nossa Tradição, com costumes, ritos e valores GENUINAMENTE CATÓLICOS. Vamos parar de aderir aos ‘rótulos’ de movimentos derivados de sincretismos, como a RCC e a chamada TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO (TL), porque a Espiritualidade, a Santidade, a Experiência Mística, a Caridade e a Assistência Social que já vem sendo praticada ao longo de 20 séculos dentro da Igreja dispensa qualquer forma de alienação, provenientes de movimentos com influência nas ideias Protestantes, de Karl Marx, da Maçonaria ou de partidos políticos… Missa Carismática, Jovem, Sertaneja, de Zumbi, de Cura e Libertação e etc… A missa é somente uma, a Igreja é única, então, chega de rótulos e movimentos e sejamos, de fato, CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS e viva a TRADIÇÃO, o MAGISTÉRIO e as SAGRADAS ESCRITURAS e caia por terra as ideias de separação, sincretismo e rótulos dentro do CORPO MÍSTICO DE CRISTO, da verdadeira IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA… Amém!!!

    Que Deus e Nossa Senhora Abençoe a todos… Amém!!!!

    Gessi de Oliveira Júnior (Administrador do Blog THMR).

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu tanbem já abri os olhos do carismático. Eles invocam o Espírito Santo mas não é o Espírito Santo que vem. Já me retirei destes grupos carismáticos. Mas gostava de saber se se pode invocar o sangue de Jesus e fazer a oração de proteção com o sangue de Jesus segundo a nossa fé católica não carismática. Me sinto protegida quando invoco o sangue de Jesus. Estes movimentos são realmente diabólicos e tenho uma amiga catolica e carismática mas luta pela santidade. Ela e do Equador se chama Viviana. Se poderem rezam por ela. Ela tem alguns dons e diz que sente muitos consolos na missa na adoração ao Santíssimo, quando reza o rosario e quando ora em línguas. Ninguém a pode convencer do erro porque até o papa Francisco aprova os carismáticos. Ajudem a rezar por ela para que Deus lhe abra os olhos e lhe liberte e por min tanbem. Deus abençoe a vocês. Obrigados.

    Curtir

  5. Atenção o Jesus da Divina Misericordia não é falso. Eu creio que a Irma Faustina era uma grande Santa. Não vou rejeitar o Jesus da Divina Misericordia porque eles usam esse quadro para suas festas. Não se pode confundir e rejeitar esta devoção só porque eles usam no carismático. Cuidado para não se enganar. Deus os abençoe.

    Curtir

    1. Obrigado pelo comentário. Em realidade ele é falso sim, não pode ter sido Jesus que disse aquelas coisas para a irmã Faustina. Há videos bem esclarecedores do Padre Cardozo sobre o assunto – como este aqui: https://www.youtube.com/watch?v=J48yX3aulig&t=39s -, nos quais se demonstra claramente os erros contidos no Diário da irmã Faustina.

      Após o exame de certas passagens bem estranhas do Diário e dos frutos desta devoção entre os católicos Novus Ordo, parece forçoso concluir que a suposta devoção não é senão um artifício do inimigo para diminuir a atenção dos católicos às duas devoções aprovadas e recomendadas pela Igreja, Nosso Senhor e Nossa Senhora, a saber, o Santo Rosário e a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

      Curtir

  6. “Vida longa aos carismáticos” papa São João Paulo segundo

    “A renovação carismática é uma corrente de graça para a igreja” papa Francisco

    “Nesse momento, entendi que a RCC não é um fenômeno superficial, mas algo que nos leva diretamente ao coração do Evangelho, à cruz de Cristo” frei Raniero Cantalamessa

    Curtir

    1. Recorrer a opinião destes homens sem fé não é de grande ajuda para defender a RCC. Pelo contrário, o apoio de João Paulo II e Francisco significa precisamente que a RCC vem do demônio. Quer que eu prove isso para você? Eu provo. Diga com quem andas e eu te direi quem tu és. Assista os vídeos: “Como se tornar um santo conciliar” e “Como se tornar um apologista conciliar”, disponíveis aqui no site e no Youtube e tire suas próprias conclusões. Se o senhor for uma pessoa de bem irá compreender o que quero dizer e tomar medidas concretas contra essa peste que tudo consome chamada modernismo e ainda contra uma de suas filhas, a RCC. Porém, se você se mantém de coração endurecido quando vê que está rodeado de pessoas que assaltam a fé de Jesus Cristo, então eu somente posso lamentar por isso, porque o senhor perde uma grande oportunidade de fazer a coisa certa.

      Curtir

Deixe uma resposta