O Sinal da Cruz

1.ª Lição de Catecismo da Doutrina Cristã: O Sinal da Cruz

I. Cristão é o batizado que professa a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

II. A doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo se divide em quatro partes: Credo, Padre Nosso, Mandamentos e Sacramentos. As três primeiras partes correspondem às virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade. A última parte são os meios pelos quais essas virtudes são promovidas.

III. A doutrina cristã é como uma casa. A fé é o fundamento, a esperança são as paredes, a caridade é o teto, os sacramentos são os móveis da mesma casa.

IV. O sinal do cristão é o Sinal da Cruz. Ele distingue o cristão dos infiéis.

V. O Sinal da Cruz é feito de dois modos: persignando-se e benzendo-se. Persignar-se é fazer três cruzes com o polegar direito, a primeira na testa, a segunda na boca e a terceira no peito, dizendo: Pelo Sinal + da Santa Cruz, livrai-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Benzer-se é fazer um cruz com a mão direita, indo da testa ao peito e depois do ombro esquerdo ao direito, dizendo: Em Nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.

VI. O Sinal da Cruz indica os dois principais mistérios da Doutrina Cristã: (1) a Unidade e Trindade de Deus e a (2) Encarnação e Paixão de Nosso Senhor. “Em Nome” significa a Unidade de Natureza e Poder de Deus. “Pai, Filho e Espírito Santo” são as três pessoas realmente distintas da Santíssima Trindade. A Cruz significa tanto a Encarnação quanto a Paixão de Nosso Senhor. 

VII. O Sinal da Cruz deve ser feito ao despertar, antes de dormir, antes e depois das refeições e do trabalho, ao entrar e sair da Igreja, em momentos de perigo e especialmente antes e depois de fazer a oração.

2 comentários em “O Sinal da Cruz

Deixe uma resposta