Exercícios cristãos para santificar o dia

P. Que deve fazer um bom cristão pela manhã ao despertar?

R. Um bom cristão pela manhã ao despertar deve fazer o sinal da Cruz e oferecer seu coração a Deus, dizendo estas ou semelhantes palavras: Meu Deus, meu Senhor, eu vos ofereço meu coração e minha alma.

P. Que coisa deve pensar o bom cristão ao levantar-se do leito e ao vestir-se?

R. Ao levantar-se do leito e ao vestir-se deve pensar que Deus o vê, que aquele dia pode ser o último da sua vida; levante-se observando toda a modéstia possível.

P. Depois de se vestir que deve fazer o bom cristão?

R. Depois de se vestir, deve o bom cristão se ajoelhar diante do crucifixo ou de uma imagem da Virgem Santíssima, e renovando o pensamento de que Deus o vê, devotamente dirá: Meu Deus, eu vos adoro e vos amo com todo o meu coração, dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e por me terdes conservado nesta noite; vos ofereço todas as minhas ações e vos suplico me preserveis, neste dia, do pecado e me livreis de todo o mal. Amém. — Padre Nosso, Ave Maria, Credo; Atos de Fé, de Esperança e de Caridade.

P. Que outras práticas deverá fazer o bom cristão todos os dias?

R. O bom cristão, podendo, deverá pela manhã fazer uns vinte minutos de oração mental e uma meia hora de leitura espiritual, ouvirá Missa e visitará o Santíssimo Sacramento do altar; a noite rezará o terço do Rosário de Nossa Senhora.

P. Que convém fazer para santificar o trabalho?

R. Antes de se por ao trabalho deve o bom cristão elevar sua mente a Deus, e de coração dizer: Senhor, ofereço-vos este trabalho; santificai-o com a vossa bênção.

P. Com que fim se deve trabalhar?

R. Deve-se trabalhar para glória de Deus e para fazer a sua santa vontade.

P. Como se há de santificar a comida?

R. Antes de por-nos à mesa, de pé devemos fazer o sinal da Cruz e dizer com devoção: Meu Deus e meu Senhor, dai-nos a vossa bênção e abençoai também o alimento que vamos tomar, como um presente de vossa liberalidade, para refazer as nossas forças, a fim de melhor vos servirmos. Em nome do Padre, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

P. Depois da comida que convém fazer?

R. Depois da comida convém fazer o sinal da Cruz e dizer: Deus e Senhor nosso, infinitas graças vos damos pelo alimento que acabamos de tomar; dignai-vos conceder-nos a graça de perseverar no vosso serviço fiéis à vossa santa lei.

P. Que fazer quando nos sentirmos acometidos de alguma tentação?

R. Quando nos assaltam as tentações façamos o sinal da Cruz, invocando os santíssimos nomes de Jesus e de Maria, ou dizendo alguma jaculatória, como por exemplo: Senhor dai-me a vossa graça para que nunca vos ofenda.

P. Quando conhecermos ou suspeitarmos ter cometido algum pecado grave, que devemos fazer?

R. Devemos o quanto antes fazer um ato de contrição e confessar-nos.

P. Que coisa se deve fazer ao toque das Ave Marias?

R. Ao toque das Ave Marias o bom cristão deve rezar o Angelus Domini.

P. À noite antes de se deitar que fará o bom cristão?

R. À noite o bom cristão antes de se deitar, de joelhos, renovará o pensamento de que Deus o vê, fará um breve exame de consciência das culpas que durante o dia cometeu contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo, rezará com devoção as mesmas orações que rezou pela manhã e terminará com a seguinte oração: Visitai, Senhor, esta casa e afastai dela todas as insídias do inimigo. Nela habitem os vossos Anjos para nos guardar em paz, e a vossa bênção esteja sempre conosco. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

P. Ao deitar-se que fará o bom cristão?

R. Ao deitar-se fará o bom cristão o sinal da Cruz, e lembrando-se que lhe pode vir a morte nessa noite, oferecerá seu coração a Deus do seguinte modo: Meu Senhor, e meu Deus, eu vos consagro meu coração; Santíssima Trindade, concedei-me a graça de bem-viver e de bem morrer. Jesus, José e Maria, a vós encomendo a minha alma.

P. Além das orações acima mencionadas pela manhã e à noite, que outras orações poderá o bom cristão dirigir a Deus durante o dia?

R. Durante o dia o bom cristão poderá dirigir a Deus brevíssimas orações, que se chamam jaculatórias, as quais são como pequenos dardos ou setas, que se arremessa ao coração de Deus.

P. Dizei-me algumas dessas jaculatórias.

R. Senhor, ajudai-me; Senhor, seja feita a vossa vontade; Meu Jesus, antes morrer que ofender-vos; Meu Jesus, quero ser todo vosso; Meu Jesus, eu vos quero amar; Meu Jesus, misericórdia!

P. É coisa útil dizer muitas vezes ao dia essas jaculatórias?

R. É coisa utilíssima, que muito conforta o espírito e afervora os corações, no meio das lutas e contrariedades da vida; e se podem dizer sem proferir palavra e no meio das ocupações.

P. Além das orações jaculatórias, que outro exercício pode praticar com proveito o bom cristão?

R. Além das orações jaculatórias, pode o bom cristão com proveito exercitar-se na prática da mortificação cristã.

P. Que é a mortificação cristã?

R. A mortificação cristão é a ação generosa e resoluta, com que de coração nos abstemos, por amor de Deus, das coisas que mais nos agradam e aceitamos com ânimo sereno o que repugna aos nossos sentidos e ao nosso amor próprio.

P. Ouvindo os sinos anunciarem a morte de alguém, que deve fazer o bom cristão?

R. O bom cristão deve recomendar a alma desse irmão a Deus e pedir-lhe por ela misericórdia e perdão, rezando De Profundis e um Requiem.

São estas as práticas mais comuns, com que um bom cristão poderá santificar os dias de sua existência e preparar-se para se apresentar diante de Deus no dia de sua morte.

In: Manual das Missões e Devocionario Popular, acompanhados de Canticos e Hymnos Religiosos, com a respectiva musica. Quarta Edição. Millano: Stab. Pontif. d’Arti Grafiche Sacre A. BERTARELLI & C., 1909.

Um comentário em “Exercícios cristãos para santificar o dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s