Sedevacantistas não são cismáticos

Este post do perfil “Rafael Merry del Val” (nome do secretário de Estado do Papa São Pio X) complementa aquilo que dizia na livre de ontem contra aqueles que acusam os sedevacantistas de serem “cismáticos”. Ei-lo na íntegra:

PROVANDO QUE O SEDEVACANTISMO NÃO É CISMA.

De acordo com os teólogos católicos como os Cardeais João de Lugo e Caetano e os padres Franz Xavier Wernz, Ignatius Szal e Vidal não é cisma recusar alguém como Papa se você suspeita de sua pessoa ou da validade de sua eleição como podemos ver nessas citações.

“Se alguém, por um motivo razoável, tem por suspeita a pessoa do Papa e rechaça sua presença e inclusive sua jurisdição NÃO COMETE DELITO DE CISMA E NEM NENHUM OUTRO, desde que esteja disposto a aceitar ao Papa se ele não for suspeito. Você tem o direito de evitar o que é prejudicial e de evitar os perigos (…)” – Tommaso de Vio Cardenal Cayetano O.P. Commentatarium in II – II, 39, 1. Citado en: Catéchisme Catholique de la Crise dans l’Eglise, Mayo 2008, Abbé Matthias Gaudrom FSSPX.

“(…) Não podem ser considerados entre os cismáticos aqueles que se recusam a obedecer o Romano Pontífice POR CONSIDERAR A SUA PESSOA SUSPEITA ou, tendo em conta os rumores em circulação, duvidosamente eleito” (F.X. Wernz e P. Vidal – Ius Canonicum, 7:398, 1943).

“Não há cisma se (…) se recusa a obediência na medida em que (…) se SUSPEITA DA PESSOA DO PAPA ou da validade de sua eleição (…)” (Pe. Ignatius Szal, Communication of Catholics with Schismatics, Catholic University of America, 1948, p. 2).

“Tampouco é alguém um cismático por negar a sua sujeição ao Pontífice com base em ter dúvidas solidamente fundamentadas CONCERNENTES À LEGITIMIDADE DA ELEIÇÃO DELE OU AO PODER DELE [referências a Sanchez e Palao]” (De Lugo, Disputationes Scholasticae et Morales, De Virtute Fidei Divinae, Disp. XXV, Sect.III, nn. 35-8).

Pois bem, os sedevacantistas se recusam à aceitar João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco como Papas por suspeitarem que eles foram e são hereges, ou seja, os recusam como Papas por suspeitarem de suas pessoas, logo, os sedevacantistas não são hereges.

Mesmo que João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco tenham sido ou são Papas, ainda sim os sedevacantistas não são cismáticos de acordo com à teologia católica.

Disponível em https://www.facebook.com/profile.php?id=100026455427513

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s