O Pai-Nosso Apócrifo dos Protestantes: Exame Crítico de Mateus VI, 13

“O grego acrescenta: Pois teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém. Como não temos essas palavras em nossa versão, não as usamos em nossas orações. Por isso somos acusados em parte de ignorância e em parte de falsidade, como se mutilássemos o Padre Nosso. Mas, como outros observaram antes, não fomos nos que as tiramos da oração, mas foram os gregos que as acrescentaram.” (João de Maldonado, Commentarii in quatuor Evangelistas, ad locum).

Assim respondia um sábio exegeta católico, ainda no século XVI, ao mesmo ataque que nós, quinhentos anos depois, recebemos de um comentarista protestante. Contudo, nada mudou em substância: o curso do tempo somente serviu para demonstrar, com mais e mais evidência, o quanto a Igreja Católica estava certa nesta matéria, quando, pela unanimidade de seus doutores em Sagrada Escritura, afirmou que a doxologia greco-protestante não fazia parte do texto original, mas era um acréscimo litúrgico posterior.

De fato, hoje em dia os protestantes mais estudiosos já renunciaram ao falso dogma dos “reformadores”, para os quais o trecho contido no Textus Receptus fazia parte do original do Evangelho segundo São Mateus e, por conseguinte, do seu Padre Nosso. Ainda assim, a maioria retém o texto em suas edições, para não escandalizarem aos mais ignorantes e não darem a entender que estavam errados esses anos todos.

Espero eu que, com um pouco mais de humildade, esse mesmo fato os ajudará a entender, de uma vez por todas, que o protestantismo é uma farsa.

Para a elaboração deste vídeo, nos servirmos de um bom número de Bíblias em vernáculo (católicas tradicionais, protestantes e modernistas), do Codex Sinaiticus e dos escritos dos mais gabaritados exegetas católicos de todos os tempos.

Link para o texto consultado no Codex Sinaiticus
https://codexsinaiticus.org/en/manuscript.aspx?book=33&chapter=6&lid=en&side=r&verse=13&zoomSlider=0

Seja membro do Controvérsia Católica e tenha acesso a lições exclusivas:
https://www.youtube.com/channel/UCLRBs01oGsDk5wP1qykUOAQ/join

APOIE O CONTROVÉRSIA CATÓLICA
Chave Pix ou Paypal: diogodeguaramirim@gmail.com

Banco: 341 – Itaú Unibanco SA
Agência: 8677
Conta: 01325-5
Titular: Diogo Rafael Moreira
CPF: 090.981.389-26

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s