O MITO DO PAPA PAGÃO: URBANO VIII, CAMPANELLA E ASTROLOGIA

Confira artigo na íntegra em PDF: https://controversiacatolica.files.wordpress.com/2022/06/o-mito-do-papa-pagao-urbano-viii-campanella-e-astrologia.pdf

Em seu vídeo «O Papa Pagão: Ocultismo no Mundo Moderno», uma moça chamada Débora G. Barbosa afirma que o Papa Urbano VIII, com a ajuda do frade dominicano Tommaso Campanella, esteve envolvido em um ritual de magia negra, um ritual pagão, que tinha em vista salvar o papa da influência maléfica de um eclipse.

De onde ela tirou essa história? Parece que a ideia veio, em grande parte, do oitavo capítulo da obra «Power and Religion in Baroque Rome: Barberini Cultural Policies» [Poder e Religião na Roma Barroca: As Políticas Culturais de Barberini] escrita pelo professor holandês Peter Rietbergen.

Depois de lê-lo e confrontá-lo com outros estudos, e após ter assistido com cuidado e refletido sobre o vídeo publicado pela Sra. Débora, gostaria de explicar o que realmente pode ter acontecido com o Papa Urbano VIII e Campanella, ao mesmo tempo que corrijo o que há de errado ou exagerado no vídeo dela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s