Muitas pessoas me perguntam por que o site se chama Controvérsia Católica. A resposta é simples: ele se inspira em um gênero combativo de discussão teológica, a controvérsia, celebrizado por São Roberto Belarmino na época conhecida como Contra-Reforma Católica.
A obstinação dos hereges protestantes se tornou evidente lá pelo fim da primeira metade do século XVI. Fracassada toda esperança de reconciliação, os católicos determinaram defender a fé e condenar os erros dos protestantes com as mesmas armas que estes utilizavam para promover o contrário: catecismos foram publicados e escritos polêmicos fulminaram os erros dos hereges daquela época.
Dentre os controversistas de então, brilhou o nome de São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja e controversista máximo, autor das Disputationes de Controversiis Christianae Fidei adversus hujus temporis Haereticos. O ilustre jesuíta destacou-se como o grande porta-voz da posição católica em face dos erros protestantes, com sua linguagem clara e argumentação irrefutável, punha em descrédito os líderes do protestantismo. Sua obra reúne as preleções que o santo dava no tempo em que ocupava a Cátedra de Controvérsia no Colégio Romano. Em breve, ela tornou-se o paradigma da apologética católica.
São Francisco de Sales, também Doutor da Igreja e outro exímio controversista, com a Bíblia e o De Controversiis de Belarmino em mãos, converteu milhares de hereges à Fé Católica. Seus escritos apologéticos foram reunidos na obra A Controvérsia Católica.