Título: EXPOSIÇÃO DA DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA EM MATÉRIAS DE CONTROVÉRSIA
Autor: Monsenhor Jacques-Bénigne Bossuet
Formato: 10,70 x 17,40
Número de Páginas: 148
Data de Publicação: setembro de 2021
Preço: 34,90 Frete Grátis
SOBRE A OBRA
Após mais de um século de controvérsias, com os senhores da pretensa religião reformada, as matérias, de onde estes forjaram a razão de sua ruptura, devem ser aclaradas, e os seus ânimos, dispostos, a compreender os ensinamentos da Igreja Católica sobre elas. Assim, parece que não se pode fazer coisa melhor do que, simplesmente, propor suas doutrinas, e bem distingui-las daquelas que lhe foram falsamente imputadas.
Com efeito, tenho notado, em diferentes ocasiões, que a aversão – que esses senhores têm pela maior parte de nossas doutrinas – está ligada às falsas ideias que conceberam e, frequentemente, a certas palavras que os impressionam de uma tal maneira, que – detendo-se aí prematuramente – nunca passam a considerar a substância das coisas. Por isso, logo me persuadi de que nada lhes poderia ser mais útil do que isto: explicar-lhes o que a Igreja definiu no Concílio de Trento, no tocante às questões que mais os afastam de nós, sem me deter naquilo que estes costumam objetar aos doutores particulares, ou a coisas que não são, nem necessárias, nem universalmente recebidas.
SOBRE O AUTOR
Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704) foi um célebre bispo, teólogo e orador francês, tido por muitos como um dos mais eloquentes pregadores de todos os tempos. Nasceu em Dijon, em uma família de magistrados. Ordenado ao sacerdócio em 1652, permaneceu como cônego em Metz até 1669. Com uma extraordinária vocação para a oratória, ganhou fama com os seus sermões. Em 1669, foi-lhe atribuída pela corte a função de proferir os elogios fúnebres de personagens importantes. Em 1670, resignou ao cargo de bispo de Condom, sendo nomeado tutor do príncipe herdeiro e eleito membro da Academia das Ciências. No ano seguinte, publicou uma de suas obras mais significativas, Exposition de la doctrine de l’Église Catholique sur les matières de controverse, acabando por ser nomeado, em 1681, bispo de Meaux.