• Fale conosco
  • controversiacatolica@gmail.com
DOUTRINA CRISTÃ: CATECISMO DE SEMPRE

Título: DOUTRINA CRISTÃ
Autor: São Roberto Belarmino S.J.
Dimensões: A5 (14,8 x 21cm)
Número de Páginas: 264
Data de Publicação: Março de 2022
Preço: 64,90

SOBRE A OBRA

Todos sabem que o grande Belarmino, todo coberto com os louros que a defesa da fé católica, em suas famosas controvérsias, rendeu-lhe, não desdenhou compor, a pedido de Clemente VIII, um catecismo simples para crianças, sob o título de Doutrina Cristã. Este precioso opúsculo… foi aprovado por um Breve do Clemente VIII, de 15 de julho de 1598… recomendado, novamente, por um Breve de Urbano VIII, de 22 de fevereiro de 1633, e elogiado por uma Constituição especial de Bento XIV, dirigida a todos os Patriarcas, Primazes, Arcebispos e Bispos, na data de 7 de fevereiro de 1742. Nesta, o Pontífice, recordando as palavras de Clemente VIII, exorta seus irmãos no episcopado a aceitá-la para a instrução de seus filhos. Não se pode, então, recusar a este Catecismo, que foi oficialmente publicado em toda a Igreja e – moralmente falando – espalhado por todo o mundo católico, como é demonstrado por suas edições em italiano, francês, espanhol, alemão, suíço, flamengo, inglês, eslavo, grego moderno, armênio e árabe, não se pode, digamos, negar-lhe o valor de um documento incontestável da crença da Igreja

Dom Prosper Guéranger, Mémoire sur la question de l’Immaculée Conception (1850), p. 52.

Seguindo os passos do Papa Clemente VIII, e de outros nossos predecessores, exortamos no Senhor, e assiduamente recomendamos que – no transmitir da Doutrina Cristã – seja empregado o livreto, que por ordem do mesmo Clemente, foi composto pelo Cardeal Belarmino. Em seguida, foi examinado atentamente e aprovado pela Congregação, a isto designada; por fim, foi mandado publicar, pelo mesmo Papa Clemente, com o salubérrimo desígnio de que, doravante, todos aderissem a esse mesmo e único método de ensinar e aprender a Doutrina Cristã.
Não há nada mais desejável do que esta uniformidade; nada mais oportuno e mais útil, para evitar que os erros sejam introduzidos – furtivamente – na variedade múltipla dos catecismos.

Papa Bento XIV, Etsi Minime,
7 de fevereiro de 1742.

Nem se deveria passar em silêncio, seus sermões sacros e obras catequéticas, principalmente aquele Catecismo, «que foi aprovado pelo uso dos séculos e pelo juízo de muitos bispos e doutores da Igreja». De fato, neste Catecismo, composto por ordem de Clemente VIII, o insigne santo teólogo expôs, para uso do povo cristão e especialmente das crianças, a verdade católica, em estilo simples, com tal brilho, ordem e exatidão, que por quase três séculos, em muitas regiões da Europa e do mundo, forneceu frutuosamente aos fiéis o pábulo da doutrina cristã.

Papa Pio XI, Providentissimus Deus,
17 de setembro de 1921.