Título: QUAL FÉ E RELIGIÃO ESCOLHER: Consulta sobre a Verdadeira Religião (Latim / Português)
Autor: Padre Leonardo Léssio S.J.
Dimensões: A5 (14,8 x 21cm)
Número de Páginas: 309
Data de Publicação: Setembro de 2022
Preço: 64,90
SOBRE A OBRA
É grande, em nosso tempo, a variedade de religiões, e grande o debate que há, sobre a verdadeira religião.
Muitos – perpetuamente – oscilam nesta matéria, e não podem determinar qualquer coisa, de certo, mudando de uma religião para a outra, como os que, a título de experimento, mudam de casa, com o fim de obterem paz de espírito.
Outros, com ousada falta de reflexão, abraçam qualquer religião, que, porventura, se apresente, sem examiná-la, sem entendê-la. Estes, quando perguntados do porquê preferem esta religião às demais, não têm outra resposta, senão que esta lhes parece melhor – ou então, como cada um diz da sua – porque seguem a mais pura palavra de Deus.
Esse assunto, no entanto, é muito digno de suma deliberação e discussão, visto que se trata do ponto fundamental de nossa salvação. […] Por isso, decidi propor algumas considerações ou razões, tão claras a quem faça uso da razão, que, por meio delas, será possível formar um juízo certo sobre essa matéria.
SOBRE O AUTOR
Padre Leonardo Léssio foi um jesuíta flamengo e teólogo de grande reputação, nascido em Brecht, a 1 de outubro de 1554; falecido em Leuven, aos 15 de janeiro de 1623. Em 1572, entrou na Companhia de Jesus e, passados dois anos de noviciado, foi enviado a Douai para ensinar filosofia no Colégio dos Jesuítas até 1581. Ele estudou teologia em Roma, onde teve Francisco Suárez como professor por dois anos. Em 1585, voltou a Leuven, para ensinar teologia no Colégio dos Jesuítas, ocupando esta cátedra por quinze anos. Quando deixou de lecionar, foi instado por seus superiores e companheiros a publicar as conferências de teologia que havia proferido com tanto sucesso; isso ele fez, cedendo finalmente aos seus desejos. Ele era consultado de todos os cantos e se correspondia sobre assuntos teológicos com os doutores mais cultos da época, como Belarmino, Francisco Suárez, Vásquez, Molina, etc. Mas ele desejava logo terminar com o estudo e escrita de livros, para poder se voltar à oração e à contemplação no final de sua carreira. Seus restos mortais estão no coro da igreja jesuíta em Leuven. O Papa Urbano VIII prestou uma homenagem especial à sua santidade; São Francisco de Sales também o estimava muito por sua virtude e sua ciência. Após a sua morte, foram tomadas informações autênticas sobre sua vida e virtudes; ele agora está entre os veneráveis, e já foi introduzido o processo de sua beatificação.