• Fale conosco
  • controversiacatolica@gmail.com
SERMÃO DE NATAL - SEMINÁRIO SÃO JOSÉ 2019:
  • Publicado em 30/12/2019
  • Por Diogo Rafael Moreira

Sermão de Natal proferido pelo Reverendo Padre Rodrigo da Silva na Capela Conventual do Seminário São José, Atibaia, 25 de dezembro de 2019.

https://www.youtube.com/watch?v=Byjd26nHD3s&feature=youtu.be

Segundo São Tomás de Aquino, as três Missas de Natal recordam a tripla geração de Jesus Cristo: a geração como Filho de Deus Pai desde toda a eternidade; a geração no seio puríssimo da Santíssima Virgem Maria, quando o Verbo de Deus assumiu a nossa natureza humana; e a geração de Jesus em nossas almas, isto é, pela obra de regeneração e santificação que ele veio operar em nós a partir do mistério de sua Encarnação.

É deste sublime mistério que fala o princípio do Evangelho segundo São João, lido nesta terceira Missa de Natal, o qual também se reza praticamente no final de todas as Missas do ano, como o segundo Evangelho. Eis uma confissão da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo (primeira geração); eis o anúncio de sua descida do Céu para nos salvar (segunda geração); eis, enfim, a declaração de que o Verbo de Deus encarnado veio fazer filhos de Deus àqueles que crerem em seu Nome, comunicando-lhes a verdade e a vida, guiando-lhes com toda segurança para a vida bem-aventurada (terceira geração). É impressionante, porém, que mesmo tendo Ele vindo para iluminar o mundo com a verdade, este não o quis receber. Infelizmente, o mundo fecha as portas para Deus. E quanto a nós que recebemos o testemunho da verdade? Lembremos que esta terceira geração de Cristo em nós depende muito da nossa reta intenção de recebê-lo, não importam as mudanças concretas que tenhamos que fazer, seja na emenda de nossas faltas, seja no esforço para servi-lo mais e melhor a cada ano como nosso Rei e Senhor. Não caíamos nos erros dos modernistas e liberais que procuram uma conciliação impossível entre o mundo incrédulo e os fiéis, mas sejamos católicos simples e realmente, não de nome, mas de obras generosas que façam brilhar em meio as trevas do mundo a luz de Cristo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Deixe o seu comentário